top of page

A Ginecologia é a área da saúde responsável por tratar da saúde da mulher, especialmente de doenças que acometem o órgão reprodutor feminino e, em casos menos complexos, podem realizar avaliações na região das mamas juntamente com profissionais da mastologia. Entre os órgãos que costumam passar por avaliações desses profissionais estão o útero, as trompas, a vagina e os ovários. Além disso, a Ginecologia também pode auxiliar no trato hormonal e contraceptivo da mulher, podendo receitar a administração de anticoncepcionais e a utilização de DIU, por exemplo.

O que é Anticoncepcional? Os anticoncepcionais são medicamentos utilizados geralmente como método contraceptivo, mas que também podem ser usados para tratar anomalias hormonais.

O que é DIU? O DIU (dispositivo intrauterino) é adicionado no útero e tem como objetivo impedir a contracepção. Com formato em T e material feito de plástico, o DIU é flexível e deve ser aplicado e/ou removido por um profissional da saúde. Sua utilização possui algumas contraindicações, por isso é importante consultar um ginecologista para evitar complicações.

Quando Consultar um Ginecologista? O ginecologista é o profissional da saúde que atua na área da ginecologia, orientando e tratando doenças que acometem o aparelho reprodutor da mulher. É recomendado que as mulheres consultem um ginecologista desde a primeira menstruação, especialmente se apresentarem sintomas ou propensão a sofrer de alguma doença que afeta a região vaginal.

Se você precisa de orientação ou tratamento relacionado à saúde feminina, não hesite em marcar uma consulta com um ginecologista. Sua saúde é valiosa, e estamos aqui para ajudar!

Pediatria

​Contato